MEJ - pesquisa

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

MEJ - Game Maker 8.1 Tutorial - Barra de vida

Olá pessoal! Estou aqui de novo fazendo outro tutorial ensinando como colocar barra de vida no seu personagem.

*Primeiro Vá no objeto do seu personagem ou jogador, vá em ADD EVENT e coloque CREATE, No menu CREATE Vá na aba SCORE e coloque Set Health e coloque o valor de 100(depende o quanto de vida você quer que ele tenha) e aperte ok.


*Agora crie outro objeto e nomeio assim barra_de_vida e deixe-o sem sprite, agora adicione o evento DRAW e nas abas coloque SCORE e coloque DRAW HEALTH vai aparecer uma tela, nessa tela os dois primeiros espaços você deixa assim mesmo (ou seja o x1, e y1) no 3° espaço coloque 128 e no 4° colque 16 e coloque RELATIVE.


*Agora coloque em algum lugar da room o seu objeto barra_de_vida de preferencia nas laterais, agora teste seu jogo e veja se ta bom.

* Bom, agora iremos aprender como fazer a barra de vida diminuir com a colisão de um inimigo.
*Primeiro tenha um inimigo pronto e vá nas configurações do jogador ou personagem, crie um novo EVENTO e coloque OTHER e NO MORE HEALTH, depois coloque a ação de SLEEP.


*Agora vá na no objeto jogador mesmo e vá na colisão com o inimigo e colque nele vá na aba score e coloque Set Health, depois vá em valores do Set Health e coloque -10 (ou o numero que quiser) e marque relative, agora vá no EVENTO no more health e coloque a ação pra reiniciar o jogo ou a fase. Agora teste seu jogo.

*Se seu jogo deu alguma coisa errada clique nesse link para ver um video : Tutorial : barra de vida , pronto mais um Tutorial feito

Autor : Benjamim Mario

Nenhum comentário:

Postar um comentário